segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CRASE II

Já definimos o que é a crase. Antes de entrarmos nas resoluções de exercícios, que é o que mais interessa para os concurseiros, vamos tentar explicar algumas situações em que ocorrem crase e algumas em que não ocorrem. Hoje vamos ver onde não podemos em hipótese alguma colocar crase.
Vamos recapitular o que é a crase: É a fusão entre o artigo feminino "a" e a preposição "a" ou os outros termos já explicados na postagem anterior. Por isso nunca, e digo NUNCA haverá crase diante de palavras masculinas.
A conclusão é bem lógica, como haveria crase diante de palavra masculina se a palavra masculina não admite artigo "a" só as palavras femininas a admitem.
Opa. Quero voltar atrás no NUNCA, há quem diga que NUNCA devemos usar essa palavra.
Pois pode existir crase nos pronomes relativos "aquele(s) e aquilo(s)"
Não haverá crase também diante de verbos. Oh. Porque professor?
Me diga qual verbo admite artigo? O artigo é usado para individualizar substantivos ou palavras substantivadas. Logo então o verbo nunca admitirá artigo e muito menos artigo definido "a". Lembrem-se o artigo é o feminino.
A crase também não existe diante de palavras que funcionam como sujeito. Mas porque????
Porque o sujeito não pode ser regido por preposição. Ex. "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..." "as" artigo "margens" sujeito, que não admite preposição então não existe crase.
Muito simples, não?
Ex. retirado da GRAMÁTICA CONTEMPORÂNEA DA LÍNGUA PORTUGUESA
NICOLA, José de / INFANTE, Ulisses
ed. 1994.
No nosso próximo encontro vamos iniciar com algumas regras de colocação de crase e resolução de alguns exercícios. TCHAU.

Nenhum comentário: